Quinta, 16 de Janeiro de 2025
33°

Parcialmente nublado

Foz do Iguaçu, PR

Cultura Cultura

Escola de Dança Teatro Guaíra recebeu 173 inscrições para 2025

Para ingressar em uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, os candidatos, após a inscrição, passarão por provas de aptidão físi...

11/12/2024 às 22h27
Por: Manoel Rodrigues Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Escola de Dança do Teatro Guaíra
Foto: Escola de Dança do Teatro Guaíra

A Escola de Dança Teatro Guaíra homologou 173 inscrições para o ano letivo de 2025. Para ingressar em uma das únicas escolas de dança de caráter público do País, os candidatos, após a inscrição, passarão por provas de aptidão física e diferentes conteúdos de dança clássica. A lista foi publicada nesta quarta-feira (11) no site do Teatro Guaíra . As provas acontecem dias 6 e 7 de fevereiro e as aulas iniciam no dia 17.

Em 2024, 107 crianças e jovens cursaram a formação gratuita mantida pelo Governo do Estado. As vagas para o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino são oferecidas por níveis. Todos os detalhes para a seleção de 2025 estão especificados no edital .

O objetivo original da Escola de Dança Teatro Guaíra, criada em abril de 1956, era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa – o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

“Além das aulas semanais os alunos têm a oportunidade de participar das atividades artísticas pedagógicas durante o ano letivo, fazer aulas com professores e bailarinos convidados, trocar experiências com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e, a partir do nível Formação 3, participar do Grupo de Dança que faz, por exemplo, apresentações nos pátios das escolas estaduais por meio do projeto Guaíra para todos”, destaca a coordenadora da Escola, Larissa Pansera.

Os alunos e alunas ainda integram espetáculos internos e produções abertas ao público nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, como o espetáculo “O Quebra-Nozes”, que fecha 2024 com todos os corpos artísticos da casa unidos no palco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.